O comando de válvulas tem uma composição que consiste em um formato cilíndrico no qual estão fixados os conjuntos de peças ovaladas, chamadas cames ou ressaltos. O veio é uma peça que tem um conjunto de apoios que servem para assegurar a estabilidade durante o movimento rotativo dos pistões.
Dependendo do modelo do carro, o comando de válvulas pode estar localizado em pontos diferentes. Em alguns motores, há a possibilidade de existirem duas árvores de comando, localizadas no cabeçote do motor. Nesses modelos, uma das árvores de comando fica nas válvulas de admissão e a outra, nas válvulas de escape.
Comando de válvulas: O ponto chave dos motores é a sintonia do giro do virabrequim com a abertura das válvulas de admissão e escape. Quem manda na abertura das válvulas é o comando de válvulas, um eixo formado por ressaltos excêntricos (descentralizados), também chamado de cames, responsáveis por empurrar os tuchos e abrir as válvulas.
O perfeito funcionamento de um motor que precisou passar por uma retificação depende da perfeição deste processo, que exige atenção aos detalhes e exatidão nas medidas e a peça que vai ser descrita a seguir não foge desta regra, aliás é uma das mais importantes de um motor, que é o comando do motor.
Atendimento